quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Imagem Denegrida !!!

Imagem Denegrida
(Por: Walter Limonada)






Lembro-me de um dia, mais ou menos um ano atrás, que eu estava trokando umas idéias com o meu “Soul Brother”, King Nino Brown (Zulu Nation Brasil), quando ele me perguntou se eu sabia o que significava a palavra “DENEGRIR”.
Putzzzz... Pensei um pouco e respondi que não sabia direito o que significava exatamente essa palavra, apesar de já tê-la ouvido diversas vezes por aí. Mas, respondi que parecia significar alguma coisa RUIM e tal.
Foi quando o Nino me respondeu que “DENEGRIR”, nada mais é do que “Tornar Negro”.
Hummmm... Caracas... E eu pensando que era algo ruim. Rssss...
Mas, foi aí que o Nino me disse onde é que está o “X” da questão.
Muitos pensam que “DENEGRIR” é algo ruim.
Ninguém quer ter a imagem “DENEGRIDA”, né ???
Ninguém quer ser “DENEGRIDO”, né ????
Mas, se pesquisássemos sobre a palavra, veríamos seu real significado... Tornar Negro.
Firmezza, captei o que ele quis me passar. (Pesquise o significado das palavras).

Bom... Puxei esse papo que tive com o King Nino Brown, porque dias atrás um mano meu tava dizendo pra mim, que ele estava meio que preocupado em lançar uns RAP´s novos, pois, ele tá sem “Money”, pra bancar uma produção loka.
Aí eu falei pra ele, que o que importa é a mensagem que ele está mandando, a CONSCIENTIZAÇÃO da parada dele. Até me dei como exemplo, falei que meus 2 LemonsCDs, foram feitos e são distribuídos de forma independentes e tal. E talvez o Terceiro vem na mesma linha. (Mas, isso já é uma outra história...).
Falei pra ele:
- É lógico que você não vai fazer algo esculachado, aos trancos e barrancos. Mas, faça pelo menos alguma coisa numa produção mais humilde, pois, quando chegar uma oportunidade pra fazer algo mais loko, muitos já terão ouvido falar de você, saberão que cê tá mandando uma rima consciente e positiva faz tempo.

Foi aí que veio a palavra “DENEGRIR”, na parada novamente.
O mano perguntou pra mim, assim:
- Beleza, eu lanço meu trampo numa parada bem humildona mesmo, mas, e se depois disso, minha imagem ficar “DENEGRIDA” ????

Vixxííí... Quando ele terminou de fazer essa pergunta, toda minha conversa que tive com o Nino Brown, há um século atrás, me veio novamente em minha mente.
Expliquei pra esse meu truta, o significado, falei pra ele estar sempre pesquisando as palavras que ele não entendia, principalmente nos dias atuais, onde o acesso à informação está bem mais fácil.
E ainda bem que ele também assimilou o espírito da coisa.

Então é isso... É óbvio que devemos nos preocupar no RAP como um TODO, produção + mensagem = Boa Música.
Mas, também devemos saber o limite que nossa realidade permite.
E em muitos e muitos casos, são nas coisas mais simples, que estão as MELHORES paradas, né não ???

Mas, o lance é o seguinte...
Por mais, que você faça algo de bom...
Sempre vai haver alguém para querer “DENEGRIR”, a nossa imagem né ???
Bom... A minha sem problemas... Rsssss....
Pode “DENEGRIR” !!!!!!!!!!
Que se torne cada vez + negra.
PAZ !!!!!!!!!!

Podem denegrir a minha imagem...

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa isso é polêmico como muitas palavras do vocábulo Brasileiro.

Denegrir:

V*tornar negro, enegrecer;

*Fig
manchar, macular, desacreditar.

Sempre imaculando a imagem negra, nota-se?

Temos outros exemplos como:
" a situação esta preta"
"esclarecer a vocês"

Superficialmente para os desapercebidos,dando sentindo que tudo que é preto,escuro,negro não é bom.


Outra reflexão:
Revendo os conceitos do aurélio...


-D